(Anotações para um retiro espiritual)
Paolo Cugini
·
O
homem nasceu livre e tem uma obrigação para com Deus.
·
O
homem não se encontra mais nesta situação original.
·
Agora
o homem utiliza a liberdade de forma arbitrária.
- Segundo São Paulo o problema da Liberdade
se desenrola no momento que a vida humana é colocada perante o mandamento de
Deus.
O homem se sente chamado para que faça
algo.
Paulo vê como a liberdade doada as
criaturas, e por estas exercidas como um dom, na sua aparição histórica ,
transforma-se arbitrariamente na injustiça e no fazer justiça com os próprios
meios.
·
Pervertido
pelo pecado na minha liberdade eu me levanto contra a lei, assim o mundo se
ergue na história e na natureza como uma potencia que dita a lei (cfr Gal. 4,
1-8).
O Espírito do tempo me liga ao seu domínio.
O homem histórico continua pensando de
poder realizar a vida no exercício da liberdade que usurpou (ilusão).
Da liberdade do homem que aparece
historicamente, faz parte a ilusão (Rom 1, 22).
Cada liberdade em que o homem “se acha” se
enche de vaidade, acha de caminhar sozinho, se auto realiza, é sempre unida a
ilusão de conquistar pra este caminho o mundo. Porém esta liberdade não
liberta.
Nessa o homem se liga a morte. O pecado
leva a morte, a definitiva destruição das criaturas. (cfr. Rom 6, 21, 8, 6).
A liberdade em que o homem tende a si mesmo
por si mesmo, destrói a vida aberta a Deus e ao próximo (exemplos)
O homem pode ser liberado só
distanciando-se da sua liberdade para aceitar a liberdade nova originária.
II
Esta libertação aconteceu.
João 8, 36; gal 5, 1
Esta liberdade não vem mais da criação, mas
da eternidade de Deus. Essa vem por Jesus Cristo. (Rom 5, 15)
Segundo Paulo Jesus Cristo é o liberto por
excelência Encontrando Ele encontramos o homem já libertado.
A liberdade de Jesus manifesta-se na sua
devoção a Deus e ao próximo. (Rom 15, 3-7).
Jesus Cristo não viveu pra si mesmo, para
buscar prazer pra si, não buscou a si mesmo, mas doou a própria vida por Deus.
A liberdade de Jesus se manifestava na sua obediência a Deus.
Gal 1, 11, 2,21
A liberdade já faz parte integrante da verdade do
Evangelho. Em que consiste a liberdade cristã?
Circuncisão: Gen. 17,10-13.14
: 1)
absurdo impor a circuncisão aos pagãos
2) uma base dividida da vida Cristã é a fé em
Cristo.
1 Cor 7, 17-10.24
a conversão a Cristo nos conduz a renunciar ao pecado, mas não requer a assunção
de atitudes espécies particulares.
Tese central: gal. 2, 16: a justificação por meio da
fé é na base da liberdade cristã.
[gal. 2, 19: morta a lei – Jesus morreu por causa da
lei (Jo 19, 7).
Mc 14, 64 –
Cristo morreu por meio da lei – a lei não tem mais poder sobre um morto.
Gal 4, 4-5
Risco de uma liberdade mal entendida
Serviço por amor Gal 5, 13; Mt 20,28;
Mc 10, 45; Jo 10, 18
Jesus se ver servo por amor até a obediência da cruz
(Fil 4, 78) nesta maneira realizou plenamente a sua liberdade.
Gal 5, 14 é livre quem se deixa guiar do amor que vem
de Cristo.
·
A lei
cristã está no resistir às tentações da carne: como é possível obter este
salvação?
5, 16-15
Pra vencer não são suficientes as forças humanas – Gal
5, 16 a
potencia do Espírito é maior da potencia de como é suficiente escolher a ação
do Espírito.
A nossa liberdade encontra-se numa situação de completo
enfraquecimento, que requer uma contínua decisão pessoal para acolher a
salvação de Cristo..
Gal 5, 17: não podemos fazer tudo aquilo que nós
queremos, não podemos seguir o Espírito e ao mesmo tempo os instintos egoístas:
devemos tomar uma decisão.
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