domenica 28 giugno 2015

A LIBERDADE EM PAULO



(Anotações para um retiro espiritual)

 Paolo Cugini

·        O homem nasceu livre e tem uma obrigação para com Deus.
·        O homem não se encontra mais nesta situação original.
·        Agora o homem utiliza a liberdade de forma arbitrária.
- Segundo São Paulo o problema da Liberdade se desenrola no momento que a vida humana é colocada perante o mandamento de Deus.

O homem se sente chamado para que faça algo.
      Paulo vê como a liberdade doada as criaturas, e por estas exercidas como um dom, na sua aparição histórica , transforma-se arbitrariamente na injustiça e no fazer justiça com os próprios meios.

·        Pervertido pelo pecado na minha liberdade eu me levanto contra a lei, assim o mundo se ergue na história e na natureza como uma potencia que dita a lei (cfr Gal. 4, 1-8).
O Espírito do tempo me liga ao seu domínio.

O homem histórico continua pensando de poder realizar a vida no exercício da liberdade que usurpou (ilusão).

Da liberdade do homem que aparece historicamente, faz parte a ilusão (Rom 1, 22).

Cada liberdade em que o homem “se acha” se enche de vaidade, acha de caminhar sozinho, se auto realiza, é sempre unida a ilusão de conquistar pra este caminho o mundo. Porém esta liberdade não liberta.

Nessa o homem se liga a morte. O pecado leva a morte, a definitiva destruição das criaturas. (cfr. Rom 6, 21, 8, 6).

A liberdade em que o homem tende a si mesmo por si mesmo, destrói a vida aberta a Deus e ao próximo (exemplos)

O homem pode ser liberado só distanciando-se da sua liberdade para aceitar a liberdade nova originária.

II

Esta libertação aconteceu.
João 8, 36; gal 5, 1
Esta liberdade não vem mais da criação, mas da eternidade de Deus. Essa vem por Jesus Cristo. (Rom 5, 15)

Segundo Paulo Jesus Cristo é o liberto por excelência Encontrando Ele encontramos o homem já libertado.

A liberdade de Jesus manifesta-se na sua devoção a Deus e ao próximo. (Rom 15, 3-7).

Jesus Cristo não viveu pra si mesmo, para buscar prazer pra si, não buscou a si mesmo, mas doou a própria vida por Deus. A liberdade de Jesus se manifestava na sua obediência a Deus.

Gal 1, 11, 2,21
A liberdade já faz parte integrante da verdade do Evangelho. Em que consiste a liberdade cristã?

Circuncisão: Gen. 17,10-13.14

: 1) absurdo impor a circuncisão aos pagãos
  2) uma base dividida da vida Cristã é a fé em Cristo.

1 Cor 7, 17-10.24  a conversão a Cristo nos conduz a renunciar ao pecado, mas não requer a assunção de atitudes espécies particulares.

Tese central: gal. 2, 16: a justificação por meio da fé é na base da liberdade cristã.

[gal. 2, 19: morta a lei – Jesus morreu por causa da lei (Jo 19, 7).
 Mc 14, 64 – Cristo morreu por meio da lei – a lei não tem mais poder sobre um morto.

Gal 4, 4-5

Risco de uma liberdade mal entendida

Serviço por amor Gal 5, 13;  Mt 20,28;  Mc 10, 45; Jo 10, 18

Jesus se ver servo por amor até a obediência da cruz (Fil 4, 78) nesta maneira realizou plenamente a sua liberdade.

Gal 5, 14 é livre quem se deixa guiar do amor que vem de Cristo.

·        A lei cristã está no resistir às tentações da carne: como é possível obter este salvação?

5, 16-15
Pra vencer não são suficientes as forças humanas – Gal 5, 16 a potencia do Espírito é maior da potencia de como é suficiente escolher a ação do Espírito.

A nossa liberdade encontra-se numa situação de completo enfraquecimento, que requer uma contínua decisão pessoal para acolher a salvação de Cristo..

Gal 5, 17: não podemos fazer tudo aquilo que nós queremos, não podemos seguir o Espírito e ao mesmo tempo os instintos egoístas: devemos tomar uma decisão.


                              

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