sabato 27 agosto 2022

EVANGELHO DE JOÃO CAPITULO 6

 



Paolo Cugini


VV 1-15: No contexto do Evangelho de João a multiplicação dos Paes serve como pretexto para uma catequese sobre a Eucaristia. No finalzinho da narração Jesus declara o sentido do milagre, que o sinal que serve para ajudar as pessoas a acreditar e não para se apegar a matéria do milagre. Jesus, de fato, não realiza milagre para se promover, mas sim para que o povo se abra ao mistério de Deus e acredite naquele que o Pai enviou.

VV. 16-21: para acreditar em Deus e no seu Filho Jesus é preciso vencer o medo.

VV. 22-66: Eu sou o pão da vida”. Jesus se apresenta como aquele que resolve de uma maneira definitiva o problema do sentido da vida. A humanidade angustiada pela busca de um sentido pleno da vida deve encontrar em Cristo a resposta definitiva. Tarefa do cristão é se abrir ao mistério para acolhê-lo. Em Jesus encontramos o projeto de Deus. De fato Jésus, como Filho de Deus, faz somente a vontade do Pai. Por essa razão podemos afirmar que em Jesus deparamos com o mesmo Deus.

Esse não é o Jesus filho de José?”. Para acolher Jesus na nossa vida devemos aprender a deixar de lado os falsos conhecimentos que temos de Deus e deixar que seja o mesmo Cristo com a sua Palavra que nos introduza no mistério. O segundo critério necessário para aprendermos á acolher a Deus que se manifestou em Cristo é deixar-nos conduzir pelo Espírito e não pela carne, pois “o Espírito é que vivifica, a carne para nada serve”. Somente acolhendo o Espírito do Senhor conseguiremos entender aquilo que Ele mesmo quer nos revelar. O caminho cristão é, então, um caminho de espiritualização.

“Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no ultimo dia”.

A vida eterna se realiza no presente do cristão, como conseqüência da acolhida do Senhor. É Ele, de fato, que transforma a nossa existência já agora, apesar de não ser ainda de uma forma definitiva. Vida eterna é vida vem Cristo, guiados pelo Espírito Santo. Vida eterna é permitir ao Espírito de formar na nossa humanidade os mesmos sentimentos que eram de Cristo. A vida eterna é o envolvimento de toda a minha pessoa na historia autentica de Jesus. A verdade do meu seguimento a Jesus se manifesta na minha participação a mesma vida de Jesus, que é vida eterna, ou seja, vida que não acaba, mas que continua. Por isso o segundo efeito é a ressurreição no ultimo dia, que é exatamente o sentido da vida realizada no presente da historia corriqueira, vivida com Jesus.

Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim”.

A única possibilidade de sair de uma visão materialista da historia, da vida é permanecer com Jesus. A Eucaristia se apresenta neste versículo como possibilidade de relacionamento permanente com Jesus. A vida cristã é viver e permanecer com Jesus, pois é Ele que devagarzinho modifica os nossos pensamentos, os nossos projetos terrenos, para que toda a nossa vida se torne uma obediência perfeita a Deus. O cristão é aquele que realiza a vontade do Pai. É por isso é necessária a Eucaristia.

“Esta Palavra é dura... Não quereis também vós partir?”

Não podemos questionar a Palavra. Podemos, sim, refletir, perguntar, mas nunca questionar. A nossa vida deve tornar-se um seguimento a Jesus. Por isso é preciso interiorizar a sua Palavra para que purifique o nosso coração e o torne capaz de entender a sua vontade. Só assim poderemos dizer com Pedro:

“Senhor, a quem iremos? Tens Palavras de vida eterna”.

 

Nessun commento:

Posta un commento