giovedì 8 febbraio 2024

MEDITAÇÕES BIBLICAS



 

 

 

Paolo Cugini

Respiros sufocados de mulheres na época do pós exilio. A mulher neste período torna-se mercadoria. Na Babilônia vivem uma situação lastimável, porque não tem mais nada, vivem exiladas, sem nada, não pertencem mais a ninguém. Parece que até Deus sumiu, pois parece que foi derrotado. Aquele mesmo Deus que libertou o povo no deserto, foi derrotado. Esta é uma época de grande crise. É o momento do grande desespero: é pior do que o deserto.

No exilio as pessoas perdem a identidade: talvez seja esta a forma mais radical de pobreza. O que fizeram as mulheres para sair desta situação lastimável. Is 63, 15-16: é o lamento do povo que está perdido. Cadê Deus nesta situação? Apesar que Abrão e Jacó parece que não reconhecem mais os seus filhos, as crianças precisam viver.

Acreditamos num Deus que encontramos na nossa vida. Capacidade de encontrar Deus aonde estamos.

Is 43: a opressão pior é quando tentam fazer a nossa cabeça, massacrar a nossa alma. A resistência é ficar agarrados á própria memória, á própria caminhada. Construímos a nossa identidade através da nossa memória. O problema é saber que tipo de memoria nós temos.

Nos cantos do servo é Deus o advogado do povo. Por isso podemos enfrentar situações impensáveis. Existe um Deus que nos acompanha, apesar que as vezes sentimos a falta dele, como se Ele tivesse sumido.

Is 49: Deus me chamou do seio da minha mãe. Deus escolhe os excluídos, as excluídas. Jesus quis se identificar com os excluídos.

Is 40, 12: Quem, pois, mediu o mar no côncavo da mão, quem com seus dedos abertos mediu os céus? Quem com o alqueire mediu a matéria terrestre, pesou as montanhas no gancho, e as colinas na balança.

Is 45: Eu fiz a terra e criei o homem.

A filosofia ocidental, sobretudo de cunho grego, produziu um pensamento que influenciou a cultura. Este pensamento é de tipo dualista, que divide a alma com o corpo, a matéria com o espirito, a razão com o coração. Este dualismo produz, ao mesmo tempo, uma jerarquia que nos diz que a alma é superior ao corpo, a razão ao afeto e assim vai.

Gen 1,1: tudo aquilo que existe foi Deus que o fez. O pensamento que encontramos no Genesis foi elaborado na época do exilio na Babilônia.

Não é fácil encontrar as memorias dos grupos que encontramos na Bíblia. Encontramos nos livros da Bíblia muitas estratificações. Aquilo que é importante é entender o porquê Deus fez aquilo que fez.  O Deus da monarquia era diferente em que sentido do Deus do exilio e do pós exilio. O mal, na narração da criação, foi controlado.

Gen 1,26: Deus criou o homem e a mulher. A imagem e semelhança. Por isso a proibição de fazer imagem, pois já existe> o homem e a mulher. Quem construiu estes textos vivia um contexto aonde a cultura patriarcal era em crise.

A única imagem de Deus é o homem e a mulher, que devem guardar a criação: é este o sentido da palavra dominar. O problema é entender se estamos conseguindo viver este projeto ambicioso.

 

 

Nessun commento:

Posta un commento