lunedì 2 ottobre 2023

PEQUENO COMO UMA CRIANÇA




Paulo Cugini

 

Em verdade vos digo: se não vos converterdes e vos tornardes como crianças, não entrareis no reino dos céus. Portanto, quem se faz tão pequeno como esta criança é o maior no reino dos céus (Mt 18.4). É a indicação do dia. Trabalhar para nos tornarmos pequenos, para não buscar a grandeza do mundo, a visibilidade, a consideração dos outros. Este é o significado do caminho espiritual evangélico: manter a discrição. Isto é possível não só através de um trabalho de reflexão e meditação, mas sobretudo associando-nos aos pobres, aos menos favorecidos, aos excluídos, aos marginalizados e aos discriminados. Estar com eles ajuda a desmoronar o individualismo e as formas de egoísmo que impulsionam a visibilidade, a busca de autoafirmação. Tornar-nos como crianças, que não vivenciam a complexidade do mundo e que ainda estão cheias de sonhos, de desejos simples. As crianças brincam, se divertem e, quando precisam, procuram a mãe e o pai, buscam o seu abraço.

  A criança sabe que tem necessidades: é um facto natural. Tornar-se criança também tem esta indicação profunda: recuperar a relação natural com o Pai e perceber a própria identidade de filho. Isto significa um caminho para sair da mentalidade que empurra as pessoas para o individualismo, a autoafirmação, a busca do próprio interesse, para permanecer com os pés no chão, na realidade, que nos lembra que somos pessoas quando vivemos a relação original de filhos-filhos, que precisam do Pai. Voltar às crianças para fugir à lógica da grandeza que turva a mente e nos conduz por caminhos desumanos, que em vez de nos fazerem sentir irmãos e irmãs, empurram-nos para a competição e a rivalidade.

Voltamos a ser crianças para vivermos como filhos amados pelo Pai. Afinal, se pensarmos bem, é obra do Espírito Santo que atua tentando colocar dentro de nós o pensamento do Filho, os seus desejos de amor, a sua sede de justiça, de atenção aos irmãos mais pobres e necessitados. e irmãs. Deixemo-nos moldar pelo Espírito do Senhor, que nos torna pequenos no mundo e grandes no Reino dos céus.

Nessun commento:

Posta un commento