sabato 6 ottobre 2018

EVANGELHO DE LUCAS CAPITULO 16




Estudo Bíblico para CEBs

1-13. Usem o dinheiro injusto para fazer amigos: O dinheiro é injusto quando é fruto de acumulação, quando é roubado. No Evangelho o dinheiro acumulado é sempre injusto porque é tirado de quem precisaria. Quem tem dinheiro é para partilhar.

Fazer amigos: que são estes? São os pobres. Quem tem dinheiro de sobra é para dar aos pobres porque serão eles que nos acolherão no Reino dos Céus.  Quem passa a vida acumulando dinheiro está perdido, está construindo o próprio fim.

Se vocês não são fieis no uso do dinheiro injusto: o dinheiro é injusto quando é acumulado, pois o dinheiro acumulado deixa sem nada alguém. A fidelidade a este dinheiro injusto consiste em partilhá-lo com os pobres.
Verdadeiro bem: a vida eterna;
Você não podem servir a Deus e ao dinheiro. Jesus não está falando contra o dinheiro que serve para se manter, para manter uma família; Jesus está criticando todos aqueles que passam a vida acumulando dinheiro, porque o dinheiro acumulado é tirado das pessoas que precisam. É uma radical critica a toda forma de injustiça social: é absurdo que tenha pessoas com um monte de dinheiro e outras passando fome. Na perspectiva do Reino de Deus ninguém deve passar fome: este era o estilo da primeira comunidade (Atos 4,32-37). É por esta razão que a igreja Católica atual critica o modelo econômico neoliberal adotado pelas grande economias do mundo (entre elas o Brasil) porque está criando um mundo desigual, aumentando o fosso entre ricos e pobres. Nestes versículos Jesus condena toda forma de riqueza material, por isso em outro texto Jesus declara que é difícil um rico entrar no reino de Deus (Mc 9, 23-27).

14-18. O que é importante para os homens é detestável para Deus: os homens gostam de dinheiro e de poder, enquanto Deus gosta dos pobres e dos humildes. Cabe a nós de que lado queremos ficar. Quem passa a vida puxando o saco dos poderosos do mundo não está do lado de Deus.
O versículo 18 confirma a lei contra o divorcio, contra a tentativa dos fariseus de amenizá-la. O matrimonio é por toda a vida.

19-31. Parábola fantástica! Não basta falar de pobres para ficar do lado de Deus, é necessário abraçar a pobreza evangélica, que consiste em não acumular e partilhar com os pobres. Quando a Igreja faz isso é crível.
Tudo aquilo que os pobres sofrem aqui na terra por causa das desigualdades, serão recompensados nos céus. Pelo contrário, todos aqueles que aqui na terra levam uma vida boa, acumularam dinheiro e bens tirando da boca dos pobres, na vida futura ninguém irá tira-los do inferno. Esta parábola é uma verdadeira sentença.
Como podemos entender o caminho que Jesus nos proporciona sem nos deixar desviar das ilusões do mundo? A resposta está no versículo final: se eles não escutam Moisés e os profetas. É a Palavra de Deus que orienta a nossa vida e nos ajuda a destruir as ilusões do mundo. Por isso precisamos manter um contato constante com a Palavra de Deus se não quisermos nos perder.


Nessun commento:

Posta un commento