martedì 1 settembre 2020

CARTA AOS ROMANOS CAPITULO 9-11





Estudo bíblico para CEBs
 Paolo Cugini

Sendo que nestes capítulos da carta aos Romanos Paulo trata do mesmo tema achamos necessário que nos círculos bíblicos sejam lidos juntos, para não perder o fio da conversa.

9,1-29. O tema destes três capítulos é a conversão de Israel. Paulo tenta responder a um tema importante no debate das primeiras comunidades, ou seja, o destino do povo hebraico, o mesmo povo de Jesus, dos Apóstolos e de Paulo. O problema deriva do fasto que foi o povo hebraico a matar Jesus, o povo que tinha recebido as promessas. Por isso Paulo se pergunta: será que Deus esqueceu as promessas feitas aos patriarcas? Será que Deus é infiel? De jeito nenhum. Paulo faz o exemplo do oleiro para explicar como Deus é capaz de moldar a massa, qualquer que ela seja. Para reforçar esta tese Paulo traz por dentro do discurso algumas citações do A.T.: Is, 1,9; Os 2.

10,1-21. Problema: será que os hebreus não tiveram a oportunidade de ouvir o anuncio da vinda do Salvador? De jeito nenhum! De fato, Paulo mostra como desde o Antigo Testamento muitos profetas anunciaram a vinda do Salvador. “Será que eles não ouviram? Entretanto pela terra inteira correu a sua voz; até os confins do mundo as suas palavras” (10,18).

11, 1-36. É neste capitulo que Paulo dá a resposta clara utilizando a parábola da oliveira silvestre a oliveira cultivada. “Assim aconteceu para que a queda de Israel tornasse possível a salvação para os pagãos e para que Israel ficasse com ciúme”( 11,11). Neste versículo fica clara a posição de Paulo, que ele explica nesta parábola da oliveira. Na oliveira foram cortados alguns ramos e foram enxertados ramos de oliveira selvagem, não deve ser motivo de envaidecimento, pois como Deus cortou os ramos da oliveira boa, pode cortar também os ramos enxertados da oliveira selvagem. Problema: o povo de Israel, que recebeu as promessas pelos patriarcas, será que ficará de fora da salvação pelo fato que no momento presente não reconheceu em Jesus o Messias anunciado pelos profetas? A resposta de Paulo é, como sempre, muito clara: “O endurecimento de uma parte de Israel vai durar até quando chegue a plenitude das nações. Então todo Israel será salvo” (11,25-26). Então para Paulo a desobediência momentânea de uma parte do povo de Israel tem uma finalidade pedagogia para permitir que a salvação chegasse também para os pagãos. E assim, depois que todos os povos reconhecem o Senhor Jesus como único salvador, também Israel reconhecerá Jesus como único mediador de salvação.



Nessun commento:

Posta un commento