mercoledì 8 luglio 2015

VEIO PARA PERDOAR





ESTUDO BÍBLICO
EVANGELHO DE MARCOS CAPITULO 2

Breves indicações para os círculos bíblicos
Paolo Cugini
1-12: Jesus veio para perdoar os nossos pecados: este é o primeiro dado importante deste capitulo sobre o qual vale a pena refletir. Como acontece este encontro entre a misericórdia de Deus e a nossa humanidade fraca? Na dinâmica desta narração é a fé que provoca a misericórdia de Deus e a fé se manifesta com o desejo de encontrar Jesus, desejo que derruba qualquer barreira (fizeram um buraco no teto!). Além disso, o texto mostra muito bem que a fé não tem somente uma dimensão individual, mas também comunitária. De fato, o paralitico foi ajudado pelos amigos (quatro homens) e este gesto simboliza o valor da comunidade. É na comunidade que encontramos a força e, talvez, a humildade pra confessar os nossos pecados e pedir o perdão de Deus. Além disso, tem outro dado importante neste texto. Jesus perdoando os pecados manifesta a sua divindade: Jesus é Deus e, por isso, precisamos prestar atenção à sua Palavra.

13-17: Entrando na casa de Levi Jesus manifesta a sua grande liberdade. Jesus não faz diferença de pessoas, pois para Ele todos são filhos e filhas de Deus. Esta atitude contrasta com a dureza dos fariseus, acostumados a interpretar a Palavra pé de letra e não conseguindo vislumbrar a riqueza da mensagem e da atitude de Jesus.
Podemos então avaliar: como é a atitude da nossa comunidade perante as pessoas que não freqüentam a Igreja? Só julgamos ou somos abertos ao dialogo, nos aproximando a eles, assim como fazia Jesus?

18-22: Jesus se apresenta como o noivo e, por isso os discípulos devem ficar alegres com a sua presença. Depois da morte os discípulos ficarão tristes.
Qual é o sentido da parábola que Jesus conta? Barris velhos e novos: quer dizer o que? O vinho novo é sem duvida a novidade da Palavra de Jesus, do anuncio do reino de Deus, que exige pessoas novas, renovadas. Não podemos acolher o Senhor do jeito que somos, com o nosso orgulho e egoísmo: precisamos mudar, fazer espaço ao Senhor, tirando da nossa da tudo aquilo que não presta. A novidade de Jesus exige pessoas novas, diferentes.
Nós que sempre freqüentamos a comunidade, será que somos estas pessoas diferentes no meio do povo?

23-28: Mais uma vez Jesus manifesta a sua grandeza, a sua profundeza na interpretação da Palavra.  Não podemos pegar a Palavra pé de letra, como se fosse um código, mas precisamos sempre medir a Palavra na altura do homem e da mulher. A Palavra foi nos dada para viver melhor e não para nos amarrarmos. Se o sábado é feito pelo homem e pela mulher isso quer dizer que a Palavra é a serviço da libertação do homem. A Palavra nunca nos escraviza, mas Jesus nos conduz no caminho da liberdade e do amor, da via verdadeira que visa sempre a vida plena dos irmãos e irmãs. 


Nessun commento:

Posta un commento