mercoledì 8 luglio 2015

ELE VAI PARA A GALILEIA


MARCO 16
Paolo Cugini

1-8: A pedra simboliza a separação entre o mundo da morte e da vida, que só Deus tem o poder de tirar. Por isso a grande surpresa das mulheres. Jesus Ressuscitou: é o grande anuncio do Evangelho! Jesus, o Filho de Deus, que os homens mataram não está entre os mortos (não está aqui), mas entre os vivos e é aí que deve ser procurado. Isso quer dizer que não é uma pesquisa histórica que nos revelará a identidade de Jesus, mas um encontro de fé, pois Jesus ressuscitado aparece somente aos seus discípulos e discípulas, aquelas pessoas que o acompanharam ao longo da sua atividade publica. Isso quer dizer que se quiserem conhecer Jesus, encontra-lo não temos outro caminho que nos debruçarmos nas Sagradas Escrituras, na meditação constante dos Evangelhos.

Ele vai para a Galileia, na frente de vocês. Lá vocês o verão como Ele mesmo disse”. Foi na Galileia que tudo começou, na beira do lago de Galileia, em Cafarnaum, que Jesus começou a sua atividade chamando os primeiros discípulos. Por isso no fim da história Jesus quer reencontrar os seus discípulos exatamente aonde a história começou, para fazer memoria e para enviar os discípulos ao mundo.
9-20: Os discípulos não acreditam às narrações das pessoas que viram o Senhor, não acreditam às mulheres e também aos dois discípulos aos quais Jesus apareceu. Esta falta de fé é comparável com a nossa. A fé no ressuscitado se alimenta com o testemunho daquelas pessoas aos quais Jesus decidiu de aparecer e que transmitiram este encontro para nós, nos evangelhos e nas cartas apostólicas. Quem fortalece este testemunho fundamental é o Espírito Santo que age dentro de nós, interpretando o sentido das palavras do Evangelho que escutamos. Se quisermos reconhecer o Senhor ressuscitado presente na história não tem outro jeito que prestar atenção aos Evangelhos lendo-os  deixando que o Espírito Santo nos inspire.

Quem acreditar e for batizado será salvo: isso quer dizer que o batismo não é suficiente para ser salvos, é necessário acreditar, ter fé em Jesus. Quer dizer isso na nossa realidade aonde as pessoas recebem o batismo quando crianças, ou seja num momento em que não tem capacidade de entender aquilo que estão recebendo? Significa que é necessária uma preparação ulterior, que acontece no momento de receber o sacramento do Crisma, para permitir as pessoas de assumir o próprio batismo e assim de aderir pessoalmente ao Senhor Jesus.
Os sinais: é necessário interpretar este versículo, para não cair num materialismo estéril e perigoso.
Expulsar demônios: se demônio é todo aquele que nega Deus, então este sinla nos ensina que os cristão são aqueles que fazem de tudo para ajudar os incrédulos à acreditar.
Falarão novas línguas: qual é a língua que resume todas as outras? Sem duvida é a língua do amor que os cristãos devem aprender a falar para se comunicar com todos e todas.
Se pegarem em cobras: quem são as cobras deste mundo? Todas as pessoas que tentam infernizar a nossa vida. Os cristãos devem aprender a lidar com as cobras do mundo sem serem afetados.
Curarão os doentes: é no sentido espiritual que deve ser lido este versículo. Doente no espirito é todo aquele que não consegue reconhecer Deus como presente na vida. Os cristão devem fazer de tudo para ajudar as pessoas doentes no Espírito a se aproximarem de Deus.


Nessun commento:

Posta un commento