Estudo bíblico para CEBs
Paolo Cugini
1-11. Este
trecho de Paulo é uma profunda catequese sobre o Batismo, que representa uma
grande novidade no confronto do entendimento comum. De fato, se na maneira de
pensar comum o Batismo é entendido como participação da vida de Jesus, para
Paulo é o contrário. “Ou vocês não sabem
que todos nós que fomos batizados em Jesus Cristo, fomos batizados na sua
morte?”. Qual é o sentido destas palavras? Para respondermos precisamos
entender o sentido da morte de Cristo. Porque Cristo morreu? Jesus morreu por
amor ao Pai. Parece uma resposta banal, mas não é não. Jesus aceitando a morte
declarou a verdade de tudo aquilo que dizia e fazia. Sem duvida Ele podia
fugir, mas não quis, pois aceitou as consequências das suas palavras. Por amor
ao Pai Jesus renunciou a si mesmo, aos seu projetos. Deve ser por isso que
Jesus passou tanto tempo no silencio: precisou de refletir bastante para
aceitar de viver não para realizar aquilo que ele queria, mas deixando que o
Pai moldasse toda a Sua existência. Com o Batismo, então, nós somos mergulhado
nesta morte, que não é física, mas sim espiritual e existencial. Aceitando o
batismo, decidimos de levar uma vida de morte aos projetos egoísticos do mundo,
para acolhermos uma vida de amor e justiça. longe de ser o mero rito formal, o
batismo é uma verdadeira e provocante forma de vida. Que pena que tantos
cristãos não entendem a força deste sacramento! Somente se morremos com Cristo
poderemos ressuscitar com Ele para a vida eterna.
12-14. Por
isso na vida dos cristãos não pode mais morar o pecado, ou seja, a vida
dominada do egoísmo. A verdade do nosso batismo se manifesta numa vida de amor,
justiça e partilha. É claro que não é algo de espontâneo, mas deve ser o
sentido da nossa nova existência: fazer de tudo para não dar ousadia às formas
de egoísmo que se apresentam no horizonte da nossa vida para nos tentar.
15-23. Paulo
utiliza a imagem do escravo para explicar a nova situação dos cristãos. De
fato, os batizados em Cristo passaram da escravidão do pecado, para a
escravidão de Deus. Na leitura destes profundos versículos chama atenção a
radicalidade. Para Paulo não existe possibilidade para os cristãos de trilhar
os caminhos sombrios do pecado. Para Paulo existe o antes da vida do pecado e o
hoje da vida nova em Cristo. Entre o ante e o hoje não tem continuidade, mas
ruptura radical. Ler estes versículos tão questionadores do nosso cristianismo
morno e cheio de justificações deve provocar uma reflexão seja no plano pessoal
que comunitário. Paulo nos ensina que o Caminho proposto para Jesus é em
contraste com a proposta egoísta do mundo. Somente vendo esta radicalidade
saberemos ser luz no mundo e, assim, provocar o desejo nas pessoas de conhecer
mais de perto a novidade do Evangelho.
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