venerdì 29 maggio 2020

CARTA AOS ROMANOS CAPITULO 6




Estudo bíblico para CEBs

Paolo Cugini

1-11. Este trecho de Paulo é uma profunda catequese sobre o Batismo, que representa uma grande novidade no confronto do entendimento comum. De fato, se na maneira de pensar comum o Batismo é entendido como participação da vida de Jesus, para Paulo é o contrário. “Ou vocês não sabem que todos nós que fomos batizados em Jesus Cristo, fomos batizados na sua morte?”. Qual é o sentido destas palavras? Para respondermos precisamos entender o sentido da morte de Cristo. Porque Cristo morreu? Jesus morreu por amor ao Pai. Parece uma resposta banal, mas não é não. Jesus aceitando a morte declarou a verdade de tudo aquilo que dizia e fazia. Sem duvida Ele podia fugir, mas não quis, pois aceitou as consequências das suas palavras. Por amor ao Pai Jesus renunciou a si mesmo, aos seu projetos. Deve ser por isso que Jesus passou tanto tempo no silencio: precisou de refletir bastante para aceitar de viver não para realizar aquilo que ele queria, mas deixando que o Pai moldasse toda a Sua existência. Com o Batismo, então, nós somos mergulhado nesta morte, que não é física, mas sim espiritual e existencial. Aceitando o batismo, decidimos de levar uma vida de morte aos projetos egoísticos do mundo, para acolhermos uma vida de amor e justiça. longe de ser o mero rito formal, o batismo é uma verdadeira e provocante forma de vida. Que pena que tantos cristãos não entendem a força deste sacramento! Somente se morremos com Cristo poderemos ressuscitar com Ele para a vida eterna.

12-14. Por isso na vida dos cristãos não pode mais morar o pecado, ou seja, a vida dominada do egoísmo. A verdade do nosso batismo se manifesta numa vida de amor, justiça e partilha. É claro que não é algo de espontâneo, mas deve ser o sentido da nossa nova existência: fazer de tudo para não dar ousadia às formas de egoísmo que se apresentam no horizonte da nossa vida para nos tentar.

15-23. Paulo utiliza a imagem do escravo para explicar a nova situação dos cristãos. De fato, os batizados em Cristo passaram da escravidão do pecado, para a escravidão de Deus. Na leitura destes profundos versículos chama atenção a radicalidade. Para Paulo não existe possibilidade para os cristãos de trilhar os caminhos sombrios do pecado. Para Paulo existe o antes da vida do pecado e o hoje da vida nova em Cristo. Entre o ante e o hoje não tem continuidade, mas ruptura radical. Ler estes versículos tão questionadores do nosso cristianismo morno e cheio de justificações deve provocar uma reflexão seja no plano pessoal que comunitário. Paulo nos ensina que o Caminho proposto para Jesus é em contraste com a proposta egoísta do mundo. Somente vendo esta radicalidade saberemos ser luz no mundo e, assim, provocar o desejo nas pessoas de conhecer mais de perto a novidade do Evangelho.


Nessun commento:

Posta un commento