domenica 18 ottobre 2015

BATISMO DO SENHOR




Domingo-Festa do Batismo do Senhor
(Is 42,1-4.6-7; Sal 28; At 10, 34-38; Mc 1,7-11)
Paolo Cugini
1. A festa do Batismo do Senhor é sem duvida nenhuma uma grande oportunidade que a Igreja nos oferece para refletirmos sobre o sentido do Batismo em geral e, sobretudo, sobre o sentido do nosso batismo. Somos acostumados a procurar a Igreja para batizar os nossos filhos ou afilhados, mas talvez bem pouca coisa sabemos sobre o sentido do mesmo. Percebemos que é um rito de iniciação para fazermos parte da Igreja, apesar de que muitos dos pais que pedem o Batismo dos filhos raramente colocam os seus pés dentro da mesma. Por isso, mais uma vez, é importante esta festa para que a nossa consciência sobre o sacramento do Batismo cresça sempre mais.

2.Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo” (Mc 1,8).
O Batismo que recebemos da Igreja tem dois sentidos, conforme aquilo que está escrito neste versículo. O primeiro sentido é a água, ou seja, o batismo de conversão. A água é sinal de vida nova, não apenas de limpeza, e assim que quiser receber o Batismo deve entrar num processo de purificação. De fato, se trata de entrar numa vida nova, alternativa aquela que o mundo propõe. Conversão quer dizer mudança e sendo que mudar as nossas atitudes mundanas não acontece de um dia para o outro, quem entrar num processo de conversão precisa de tempo. Por isso, ainda hoje para os jovens e os adultos que se apresentam a Igreja para pedir o Batismo, é cobrado um período de preparação, cujo objetivo é tomar consciência da proposta de Jesus para chegar assim a uma decisão firme e responsável. Este é, por exemplo, o sentido da unção que os catecúmenos recebem no dia do batismo, unção cujo efeito é tirar a mancha do pecado original, para se dispor a receber o Espírito do Senhor. Esta primeira fase do Batismo é de fundamental importância, pois aponta para um caminho novo que a pessoa está querendo abraçar, o caminho do Senhor que exige um despojamento de todos os elementos negativos que carregavam a nossa existência antes de conhecer o Senhor. É esta fase, também, que revela que o Batismo não é algo de material, um mero rito, mas sim a introdução dentro do mistério de Deus que se revelou em Jesus. Mistério que para ser abraçado necessita de um conhecimento prévio, e da disponibilidade á abraçar o novo estilo de vida. Somente assim, ou seja, somente quando o catecúmeno vive com responsabilidade esta primeira fase é possível uma compreensão da fase sucessiva, ou seja, da descida do Espírito Santo no catecúmeno. O óleo da Crisma colocado na cabeça do candidato logo após do batismo, indica que é Deus mesmo que é disponível a guiar os passos da pessoa batizada ao longo da vida. O Batismo no Espírito Santo significa que Cristo mesmo entra na pessoa para guiá-la ao longo dos anos, para transformá-la, para santificá-la. Por isso São Paulo falava que o nosso corpo é templo do Espírito Santo, ou seja, que em nós através do Batismo é Deus que entra para transformar a nossa humanidade e rendê-la capaz de louvar a Deus com uma vida digna e justa.

3.Estou compreendendo que Deus não faz distinção entre as pessoas. Pelo contrario ele aceita quem o teme e pratica a justiça, qualquer que seja a nação a que pertença” (At 10, 35).
Quer dizer esta transformação que o Espírito Santo opera em nós da qual falamos pouco acima? Neste versículo que acabamos de citar são Pedro explica o sentido daquilo que estamos tentando de compreender. O Espírito Santo nos ajudar a entender as coisas do jeito que Deus as entende, a ver a realidade e o mundo do jeito que Deus o enxerga. E assim se o nosso egoísmo nos fecha os olhos sobre nós mesmos, rendendo-nos incapazes de gestos de caridade e de atenção aos outros, pelo contrario o Espírito Santo abre a nossa mente para que saibamos acolher a todos e todas. Foi por isso que Jesus veio ao mundo, para sarar as feridas provocadas pelo egoísmo, que divide as pessoas, que discrimina, que cria diferenças entre as pessoas. Pelo contrario o Espírito de Deus que recebemos no Batismo nos ajuda vislumbrar em cada pessoa um irmão, uma irmã, a não ter medo de ninguém, mas sim a temer e adorar somente a Deus, o nosso Pai. Além disso, o mesmo Espírito que impele em nós nos ajuda a nos aproximarmos dos mais pobres, dos mais excluídos e golpeados das conseqüências nefastas do egoísmo e do orgulho humano que, onde passa devasta, destrói, divide. Se então, o mundo age desta forma destruidora, pelo contrario o Espírito Santo é como um balsamo que cura as feridas da alma, sobretudo aquelas feridas profundas fruto da ignorância e da discriminação. Pois, é isso que o apostolo Pedro entendeu ao longo dos anos, que Deus não faz discriminação de pessoa nenhuma, que Ele aceita a todos e todas. Isso deveria ser bem visível na vida da Igreja, onde as pessoas deveriam se sentir acolhidas seja qual for a cor da pele, ou a proveniência social. O Espírito Santo que impele nos Batizados tem como projeto a realização de uma humanidade nova, formar em nós os mesmos sentimentos de humildade, humanidade, bondade, caridade que era bem visíveis na vida de Cristo. Se percebermos ao longo dos anos que o Espírito Santo está produzindo um pouco destes efeitos espirituais, significa que estamos no caminho certo. Pelo contrario, se nada está acontecendo e não somos em nada diferentes das pessoas mundanas, significa que não estamos deixando espaço para o Espírito Santo agir em nós.

4.Eu te formei e te constitui como o centro da aliança do povo, luz das nações, para abrires os olhos dos cegos, tirar os cativos da prisão, livrar do cárcere os que vivem nas trevas” (Is 42,6).
Esta profecia de Isaias referida ao Messias, na realidade vale também por cada batizado. A transformação da nossa vida por obra do Espírito Santo que recebemos no batismo deve produzir uma presença mo mundo significativa, no sentido de uma ação de justiça e de libertação: é este o nosso compromisso para a realização do Reino de Deus que Jesus veio anunciar. Seja este desejo de um mundo novo, de um mundo libertado das opressões e injustiça, que anime os nosso corações ao longo deste novo ano. Assim seja.


Nessun commento:

Posta un commento