giovedì 21 settembre 2017

DO LADO DOS EXCLUIDOS





ATOS DOS APOSTOLOS CAPITULO 3
ESTUDO BÍBLICO para CEBs
Pe Paolo Cugini
1-10. Pedro e João têm a mesma atitude de Jesus, ou seja, perante uma pessoa necessitada eles não fecham os olhos, mas se deixam envolver. O milagre que Pedro realiza é sinal da presença de Cristo na história dos homens e das mulheres. Sem duvida nós hoje não somos chamados a realizar este tipo de milagre, mas sim de deixar sinais de vida autentica no meio de nós. Toda vez que nos interessamos dos irmãos mais pobres e excluídos estamos trazendo na história a presença de Cristo ressuscitado que deu a vida para nós.

11-26. A alegria da pessoa curada (salvada) é contagiante. Isso vale também para nós hoje. Os melhores anunciadores do Evangelho são os pobres que ajudamos. A comunidade que se reúne no nome do Senhor deve deixar marcas claras do amor de Jesus. A Alegria dos pobres marca o sinal da presença de Cristo nomeio de nós.

12: Pedro não perde a ocasião para anunciar o Evangelho de Jesus. Este é o sinal da autenticidade do milagre: a gratuidade. Tudo aquilo que acontece de bom na comunidade não é nosso mérito, mas sim obra escondida do Senhor presente com o seu Espírito. Reconhecer isso, como Pedro fez nesta circunstância, manifesta o fato importante que somos instrumentos nas mãos de Deus. Além disso, a humildade que nos leva a indicar Jesus como autor daquilo que acontece de bom na nossa história, manifesta também a atitude diferente se comparada com o mundo, aonde não se perde a ocasião para se enaltecer.

17.Arrependei-vos e convertei-vos”. A pregação autentica, recheada do anuncio de Cristo Ressuscitado deve produzir uma mudança de vida e de atitudes. A pregação de Pedro visa demonstrar que a morte de Jesus foi devida a ignorância dos chefes, que não entenderam o sentido da presença de Cristo. A ignorância da Palavra nos leva ao erro. Por isso é importante dedicar tempo ao estudo da Bíblia para podermos caminhar na Verdade.

22-26. Pedro explica que Jesus não veio a toa, mas sua presença foi anunciada pelos profetas do Antigo Testamento. Esta é uma característica da pregação da primeira comunidade, ou seja, de mostrar como Jesus realizou as profecias do Antigo Testamento por causa da sua descendência de Davi. Jesus foi profeta sucessor de Moisés(3,22).

26: na ressurreição de Cristo somos abençoados na medida em que nos afastamos dos nosso caminhos errados. 

Nessun commento:

Posta un commento